Uma forte chuva de granizo, acompanhada de vendaval em algumas cidades, atingiu a região nesta semana. A precipitação ocorreu na manhã de terça-feira, causando estragos e formando uma grossa camada de gelo nos quintais das residências. Até o final da manhã ainda era possível observar algumas pedras que ainda não haviam derretido.
Em Piên, no bairro Avencal, o morador Emerson Malinovski foi um dos prejudicados com o temporal. Ele mora sozinho e conta que ficou quase sem ação no momento, tamanho era o susto. O telhado ficou furado pelas pedras e começou a chover dentro de casa. “Comecei a tentar cobrir e puxar os móveis de um lado para o outro”, conta. Seus aparelhos eletrônicos, como a televisão, foram quase todos danificados.
Pouco tempo depois a defesa civil e os bombeiros já estavam no bairro fazendo o levantamento e distribuindo lonas. Algumas horas depois chegaram as novas telhas. Ele também contou com a solidariedade de amigos e vizinhos no trabalho de cobrir novamente sua residência.
Vale lembrar que as telhas são cedidas para proteger a família, ou seja, para cobrir os cômodos da casa, não valendo para garagens e outras construções. Em municípios como Mandirituba, Quitandinha, Tijucas do Sul e Lapa os estragos também foram grandes. Também nestas cidades, a prefeitura e a defesa civil auxiliaram no socorro às famílias.