Secretaria de Saúde alerta para impacto das ausências no atendimento e pede que os pacientes avisem com antecedência para evitar prejuízos no SUS
A Secretaria de Saúde de Rio Negro fez um alerta sobre o alto número de ausências em consultas e exames este ano. Entre janeiro e agosto de 2025, já foram registrados mais de 6.500 faltas em diferentes atendimentos, incluindo consultas médicas, de enfermagem e odontológicas.
Os dados apontam que os exames laboratoriais tiveram 801 faltas, as consultas médicas e de enfermagem somaram 2.124 faltas, enquanto os atendimentos odontológicos chegaram a 1.414. Nos exames de imagem 465 pacientes não compareceram aos agendamentos de raio-x e 384 aos de ultrassom.
As consultas com especialistas, consideradas as mais procuradas, também apresentaram números preocupantes, 1.103 ausências. As maiores taxas de faltas estão em neurologia (139), ortopedia (163) e psicologia (191). Já os tratamentos de fisioterapia contabilizam 520 ausências.
Segundo a Secretaria de Saúde, quando um paciente não comparece, além de prejudicar a própria saúde, também impede que outra pessoa utilize a vaga disponível. Em alguns casos, o reagendamento é demorado, já que determinados serviços dependem da disponibilidade de centro de referência de fora do município.
Para minimizar o problema, a Secretaria reforça a importância de que os pacientes avisem previamente em caso de disponibilidade de comparecimento. O cancelamento pode ser feito pelo telefone (47) 99113-2589, permitindo que o atendimento seja destinado a outra pessoa e contribuindo para um SUS mais ágil e eficiente.