sexta-feira, 22
 de 
agosto
 de 
2025

Copa também é cultura nas escolas

Estudantes promovem trabalhos extracurriculares e conhecem histórias e curiosidades dos países participantes do mundial/Foto:O RegionalA Copa do Mundo é o maior evento do futebol. Realizado em 2014 no Brasil, o evento começou ontem, com a partida de abertura entre a seleção brasileira e a Croácia. Na região suleste paranaense, a Copa não se restringe somente ao esporte em si, mas se estende também aos aspectos educativo e cultural. Tanto é, que muitos estabelecimentos de ensino fizeram do evento um tema bastante presente dentro e fora de sala de aula e que se tornou objeto de pesquisa para os alunos.
Neste sentido, uma das atividades de destaque na região foi realizada no Colégio Estadual Professor Francisco Manoel de Lima Camargo, de Tijucas do Sul. Aproveitando toda a carga cultural oferecida pelo evento, direção e equipe criaram um grande projeto denominado Festival Cultural e Esportivo das Nações. Trabalhando com os países participantes, os professores, em suas respectivas matérias, trouxeram para os alunos curiosidades e informações culturais ainda desconhecidas.
No festival em si, os alunos, auxiliados pelos professores, fizeram apresentações representando as nações participantes da Copa. As salas de aula foram decoradas conforme as cores dos países, onde murais mostravam a história e a cultura deles, inclusive com culinária e a presença de artigos originários destes. “Idealizamos isso há quatro meses, em reunião com os professores. No começo parecia haver uma rejeição a Copa, talvez por influência do momento político que vive o país. Mas apenas mudamos o nome, e o projeto foi para frente”, conta a diretora auxiliar, Virgínia Farias. “Toda a comunidade ajudou e incentivou os alunos, mesmo aqueles que não têm ligação alguma com eles. É maravilhoso”, complementa. Hoje ocorrem apresentações esportivas com diversos esportes.
Em Piên, a Escola Municipal Marciano de Carvalho trabalhou a Copa de diversas formas. Na área artística, segundo a professora Bianca de Lima, a escola foi toda decorada em verde e amarelo e também foi confeccionado o mascote Fuleco com garrafas descartáveis. Em educação-física, os alunos conheceram a história do futebol e das Copas. Outras professoras também abordaram o tema, como países, jogadores e os aspectos positivos e negativos que surgiram com a realização do evento no país. E nos últimos dias, as alunos visitaram campos de futebol, como no estádio dos Patamares e no Recanto do Piazito.
Já quem passou por perto do Colégio Estadual Victor Bussmann, de Campo do Tenente, viu um muro todo temático da Copa do Mundo. A atividade de pintura externa do local envolveu os alunos, com o coordenador Juliano Silva. Foram pintadas bandeiras, figuras características e curiosidades de cada país participante. O diretor Airton Sebastião Maneira ressalta que foi uma atividade bastante rica. “Além do aspecto artístico da pintura, o trabalho envolveu pesquisa dos alunos sobre os países”, completa o diretor.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email