Municípios do suleste paranaense têm, juntos, uma frota de 97,6 mil veículos tributáveis para o IPVA
A Secretaria de Estado da Fazenda (Sefa) e a Receita Estadual divulgaram, nos últimos dias, o relatório da frota tributável nos municípios paranaenses do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). Em todo o Paraná, para 2026, o total lançado soma 4.181.911 veículos, com estimativa de arrecadação de R$ 4,59 bilhões.
Nos municípios do suleste paranaense, a frota lançada é de 97.657, tendo estimativa de arrecadar R$ 88,5 milhões. Considerando as maiores frotas, Fazenda Rio Grande lidera, com 40.981 veículos tributáveis, seguida da Lapa, que tem 14.817 unidades tributáveis e Rio Negro, com 9.207.
O IPVA no Estado traz uma redução histórica no valor cobrado da maioria dos motoristas, com a alíquota fixada em 1,9%, como detalha o secretário da Fazenda, Norberto Ortigara. “A redução da alíquota beneficia tanto quem vive nas grandes cidades quanto nos municípios menores, garantindo um imposto mais justo e equilibrado para todo o Estado”, destaca.
Os proprietários de veículos já podem realizar o pagamento do IPVA 2026. O prazo para pagamento à vista ou da primeira parcela terminou ontem, conforme o número final da placa. É possível parcelar o imposto em até cinco vezes, sem desconto, com vencimentos também variando de acordo com a placa.
Para o pagamento, as guias podem ser emitidas no Portal do IPVA ou o Portal de Pagamento de Tributos. Outra possibilidade é o uso do aplicativo Serviços Rápidos, da Receita Estadual, disponível para Android e iOS, que permite o acesso às guias.
Assim como em 2025, os contribuintes poderão pagar o IPVA 2026 via Pix a partir do QR Code presente na guia, podendo ser feito a partir de mais de 800 instituições financeiras, bem como seus canais digitais, não limitados aos parceiros do Estado.

O grupo de notícias de O Regional te deixa por dentro do que acontece em toda a região. Conecte-se com a gente no link.
Receba O Regional em sua casa. Faça sua assinatura pelo WhatsApp.
Inscreva-se em nosso canal no Youtube e confira nosso vídeos.
Acompanhe nossos conteúdos no Instagram.

