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setembro
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2025

Paraná vai adotar Bonde Urbano Digital no transporte coletivo

Bonde Urbano Digital foi apresentado pelo Paraná na quinta-feira para a sociedade. Foto: Roberto Dziura Jr/AEN
Bonde Urbano Digital foi apresentado na quinta-feira para a sociedade. Foto: Roberto Dziura Jr/AEN
Estado se torna o primeiro da América do Sul a adotar oficialmente o sistema, fruto de investimento da Amep

O governador Carlos Massa Ratinho Junior apresentou ontem para a sociedade o Bonde Urbano Digital (BUD), tecnologia chinesa de transporte coletivo sem trilhos que será implantada entre as cidades de Pinhais e Piraquara, na Região Metropolitana de Curitiba, nos próximos meses. O Paraná se torna o primeiro da América do Sul a adotar oficialmente o sistema, que une inovação, sofisticação, sustentabilidade, conforto e baixo custo, fruto de um investimento da Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná (Amep).

O Bonde Urbano Digital opera com pneus de borracha diretamente sobre o asfalto, guiado por um sistema de “trilhos virtuais”, marcações digitais e sensores que determinam o caminho a ser seguido. A tecnologia começa a ser implantada nas próximas semanas.

Podendo atingir até 70 quilômetros por hora, o veículo tem 30 metros de comprimento, três eixos, capacidade para 280 passageiros, ar-condicionado e operação bidirecional. O sistema será implantado em um trecho de aproximadamente 13 quilômetros, entre Pinhais e Piraquara, em uma região que atualmente movimenta cerca de 10 mil pessoas por dia dentro do sistema de ônibus.

Segundo o governador Ratinho Junior, esse é um momento especial para a história do Paraná. “Somos o primeiro da América do Sul a tirar do papel um projeto desse porte, com essa tecnologia e vanguarda. O Paraná buscou o que há de mais avançado no mundo em questão de transporte coletivo e vai implementar um sistema para melhorar a vida das pessoas. A Região Metropolitana de Curitiba cresce muito rápido em termos econômicos e populacionais e estamos nos preparando para o futuro”, afirmou o governador.

O diretor-presidente da Amep, Gilson Santos, explicou que esse lançamento é fruto de uma negociação iniciada em 2024 após pesquisa de campo das melhores soluções para o transporte. “Estamos falando de uma tecnologia que tem custo de implantação três vezes menor do que a dos VLTs e prazo de implantação curto, com vida útil de 30 anos. E reafirmando nosso protagonismo no transporte e na sustentabilidade. Estamos confiantes com esse teste, que começa ainda neste ano, e vamos estudar a aceitação da população e as possibilidades de expansão. É um marco para a mobilidade urbana”, disse Santos.

O secretário das Cidades, Guto Silva, ressaltou que é um salto tecnológico. “O Paraná é reconhecido como um dos estados mais inovadores e sustentáveis do Brasil, e um dos pioneirismos é justamente na adoção de modelos de transporte eficientes”, concluiu.

 

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