quarta-feira, 10
 de 
setembro
 de 
2025

Comunidade católica vive expectativa para a canonização de Carlo Acutis

Túmulo de Carlo Acutis, em Assis. Foto: Colaboração/Helena Ciupka Oliveira
Túmulo de Carlo Acutis, em Assis. Foto: Colaboração/Helena Ciupka Oliveira
Conhecido como ‘padroeiro da internet’, Acutis será proclamado santo pelo Papa Leão XIV em cerimônia neste domingo. Jovem e padre da região comentam sobre a importância deste momento para a Igreja Católica

A Igreja Católica se prepara para um momento considerado especial. Neste domingo, o jovem Carlo Acutis, conhecido como ‘padroeiro da internet’, será canonizado pelo Papa Leão XIV, se tornando o primeiro santo da geração millenial.

A cerimônia de canonização deste domingo será a primeira conduzida por Leão XVI – Acutis seria canonizado em 27 de abril, mas o ato foi suspenso em decorrência da morte do Papa Francisco. Beatificado em 2020, Carlo Acutis teve dois milagres reconhecidos pela Santa Sé, sendo um deles ocorrido no Mato Grosso do Sul, envolvendo uma criança que alcançou a cura de uma doença rara.

Diante de sua vida marcada por amor à Cristo e dedicação à causas sociais, nas quais ajudava moradores de rua, idosos e pessoas doentes, Carlo Acutis se tornou referência e inspiração para muitos jovens, como é o caso de Helena Ciupka Oliveira, pienense que, acompanhada da família, teve a oportunidade de visitar o túmulo do futuro santo, em Assis, na Itália. “Para nós, jovens, é um exemplo gigantesco, por conta da sua linda caminhada de persistência na fé e nos mostrou que devemos sempre evangelizar e tentarmos lidar com humildade e perseverança na nossa caminhada. Foi muito emocionante ter a oportunidade de conhecer e ver ele bem de pertinho. A sensação é inexplicável!”, compartilha.

Helena teve a oportunidade de visitar o túmulo de Carlo Acutis, em Assis. Foto: Arquivo Pessoal
Helena teve a oportunidade de visitar o túmulo de Carlo Acutis, em Assis. Foto: Arquivo Pessoal

Segundo Helena, mesmo morrendo tão jovem, Acutis pôde fazer gestos significativos em sua vida. “Nos ensina como é uma dádiva poder ser jovem e viver a juventude junto de Deus, dos Santos e de tudo que envolve a igreja. Sou muito agradecida aos meus pais que me concederam essa benção e é um momento que sempre ficará guardado na minha memória. Carlo deixou um legado que jamais será esquecido, na qual ele diz que a santidade não é algo distante, é só querermos, estamos vivendo aqui e agora, então podemos sim buscarmos sempre mais”, conclui.

Padre Fabiano Lima, pároco da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, de Agudos do Sul, enaltece a conexão de Acutis com o Brasil. “O milagre reconhecido pela Igreja para sua beatificação ocorreu em Campo Grande, em 2013. Na ocasião, o menino Matheus Viana foi curado de uma grave anomalia no pâncreas após tocar uma relíquia de Carlo durante uma missa celebrada em 12 de outubro, dia de Nossa Senhora Aparecida e também data da morte de Carlo, em 2006. Sua mãe, Antonia Acutis, revelou que ele era devoto da padroeira do Brasil e costumava dizer que ela era ‘a única mulher da sua vida’. Outro elo significativo com o país é a existência da primeira paróquia do mundo dedicada a Carlo Acutis, localizada em São Paulo. A iniciativa reforça o carinho e a devoção dos brasileiros por esse jovem santo”, afirma.

Segundo o pároco, o modo de viver de Acutis demonstra que a fé e a santidade não estão distantes da realidade dos jovens. “Pelo contrário, pode ser vivida com alegria, autenticidade e profundidade, mesmo em meio à tecnologia e à cultura contemporânea. Seu testemunho revela que a santidade é possível no cotidiano. ‘A Eucaristia é a minha autoestrada para o céu’, dizia Carlo, que criou um site para catalogar milagres eucarísticos ao redor do mundo — uma iniciativa que uniu fé e inovação”, complementou.

Padre Fabiano afirma que a canonização de Carlo Acutis representa um novo sopro de esperança para a juventude católica, especialmente para aqueles que se sentem desconectados da espiritualidade ou desmotivados diante dos desafios da vida moderna. “Ele é um convite à vocação pessoal e à busca por um propósito maior, lembrando que a santidade não é privilégio de monges ou mártires, mas uma possibilidade concreta para qualquer jovem que deseje viver com amor a Deus. Que São Carlo Acutis interceda pela juventude, protegendo-a dos males modernos e dos perigos da internet. Que seu exemplo inspire nossos jovens a buscar a santidade, mostrando que é possível ser santo sem deixar de ser jovem”, finaliza.

Quem foi Carlo Acutis
Nascido em Londres, em 1991, Carlo Acutis foi criado em Milão, na Itália. Morreu aos 15 anos, em 2016, vítima de uma leucemia. Ficou mundialmente conhecido por usar a internet como ferramenta para evangelização e para criar conteúdos ligados à fé católica, o que lhe rendeu o reconhecimento como ‘padroeiro da internet’. Foi beatificado pelo papa Francisco em 2020. Sua canonização se dará após passar por três etapas: virtudes heroicas ou martírio; reconhecimento de milagre para beatificação; e reconhecimento de segundo milagre para canonização. A celebração de canonização será transmitida ao vivo, direto do Vaticano, no domingo a partir das 5h30 (horário de Brasília) nos canais oficiais da Santa Sé.

📲 O grupo de notícias de O Regional te deixa por dentro do que acontece em toda a região. Conecte-se com a gente no link.
👉🏻 Receba O Regional em sua casa. Faça sua assinatura pelo WhatsApp.
▶️ Inscreva-se em nosso canal no Youtube e confira nosso vídeos.
📷 Acompanhe nossos conteúdos no Instagram

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email