logo aen
banner-caicara
ps-banner468x60
<< >>

Politicando 01/11/2017

1 de novembro de 2017 em Politicando - Comente

Pesquisa I

O Ibope divulgou pesquisa para a presidência da República feita entre 18 e 22 de outubro com 2.002 pessoas em todos os estados brasileiros. Se a eleição presidencial de 2018 fosse agora, haveria segundo turno entre o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o deputado federal Jair Bolsonaro (PSC-RJ). Segundo a pesquisa Ibope, Lula tem 35% dos votos e Bolsonaro tem 13% da preferência do eleitorado.

Pesquisa II

A pesquisa traz ainda os números de outros possíveis concorrentes. A ex-senadora Marina Silva (Rede), aparece com 8%, o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), tem 5%, a mesma pontuação que recebeu o apresentador de televisão Luciano Huck (sem partido), e o prefeito da capital paulista, João Dória. Ciro Gomes (PDT) tem 3% e Alvaro Dias (Podemos) 2%.

Apresentador Luciano Huck. Foto: Caldeirão do Huck/TV GloboPesquisa III

Pode-se dizer que a surpresa da pesquisa foi a votação direcionada para o apresentado Luciano Huck, que nem mesmo está filiado a partido político. Já o paranaense Alvaro Dias comentou que não leva essas pesquisas em consideração, principalmente porque acredita em muitas mudanças no cenário político do país até o período eleitoral.

Recadastramento

O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) atingiu nesta semana a marca de 6.359.245 eleitores revisados biometricamente. Isto representa exatos 80,07% do eleitorado. O Paraná possui exatos 7.942.159 eleitores. A meta do TRE/PR é que ao menos 85% dos eleitores votem nas eleições de 2018 já por meio da identificação das digitais.

Bancos

Nos últimos anos algumas cidades da região comemoraram a chegada de novas agências bancárias, principalmente pelo aumento da oferta de serviços. Porém, mais recentemente algumas instituições reviram seus posicionamentos e optaram por fechar agências. Os frequentes assaltos e explosões de caixas eletrônicos foram fatores que contribuíram para essa medida. Infelizmente, a população será a principal prejudicada. O mais novo anúncio é em Piên, onde o Banco do Brasil vai encerrar suas atividades.

Décimo terceiro

O governo do estado anunciou que vai pagar o décimo terceiro salário dos servidores públicos no dia 8 de dezembro em parcela única. O pagamento vai chegar até 270 mil servidores ativos e aposentados e representa um desembolso de R$ 1,7 bilhão. Boa notícia para os funcionários estaduais e também para o comércio.

Fazenda Rio Grande

A Associação Comercial e Industrial de Fazenda Rio Grande (Acinfaz) tem se destacado na região como uma das entidades mais atuantes junto ao seu público associado e no dia-a-dia da cidade. O presidente da Acinfaz, Gastão Gonchorovski, relata que são várias parcerias com outras instituições, poder público e iniciativa privada, o que faz a diferença nos serviços oferecidos e na programação anual de atividades na cidade.

Quitandinha

As arestas entre prefeitura e câmara de vereadores de Quitandinha ainda não foram aparadas e muitos acreditam que pode durar por um bom período, se não todo o mandato. Na última semana, o pedido do poder executivo de autonomia para manejar até 40% do orçamento anual foi negado pelos cinco vereadores da oposição. Eles decidiram pela liberação de 10%. A prefeita Maria Julia (PSDB) afirma que esse tipo de decisão dificulta várias ações da gestão municipal. Já os legisladores justificam seu posicionamento com a informação de que é comum na região uma autonomia na média dos 10%.

Lapa

A Associação dos Municípios da Região Suleste do Paraná (Amsulep) realizou reunião na última sexta-feira na cidade da Lapa. Na pauta, a apresentação do Programa de Financiamento de Infraestrutura e Saneamento (Finisa) da Caixa Econômica Federal e as demandas corriqueiras das prefeituras.

Deixe seu comentário