logo aen
banner-caicara
ps-banner468x60
<< >>

Politicando 27/10/2017

27 de outubro de 2017 em Politicando - Comente

Presidência

Na última semana o senador Alvaro Dias (Podemos) se reuniu com representantes das entidades que compõem o grupo G7 – Fiep, Faep, Fecoopar, Fecomércio, Fetranspar, ACP, Faciap e Sebrae, e reforçou sua condição de candidato à presidência da República. Ele acredita que tem chance de ser “o novo” na disputa em 2018 e chegar a um eventual segundo turno. Para isso, é claro, a principal aposta é no seu estado de origem, onde ele precisaria fazer uma votação tão expressiva como fez para o senado em 2014.

Governo

O que muita gente acha estranho quando o assunto é Alvaro Dias, é o seu silencio em relação a disputa pelo governo do Paraná, onde o irmão, Osmar Dias (PDT), está em franca campanha. O fato de não existir nenhuma agenda conjunta dos dois e sequer um falar sobre o outro dá margem para todo tipo de especulação. Assunto que só vai se resolver mesmo aos 48 do segundo tempo.

Piên I

Livino Tureck (PMDB), prefeito de Piên. Foto: Arquivo/O RegionalO prefeito de Piên, Livino Tureck (PMDB), vai se ausentar do cargo a partir das próxima terça-feira e fica ausente até o dia 12 de novembro. Vai aproveitar o curto período para realizar exames médicos e depois descansar. Nos últimos anos, Tureck enfrentou um grave problema de saúde, se recuperou e agora enfrenta o desafio de administrar a cidade após o assassinato do prefeito eleito Loir Dreveck.

Piên II

Quem assume a prefeitura nesses doze dias é o presidente da câmara de vereadores, Eduardinho Ferreira (PSDB), curiosamente do grupo de oposição a atual administração municipal. Este é fato raro na política local e também na região, mas não há nenhuma expectativa de que Eduardinho tomará alguma medida excepcional no seu breve mandato de prefeito.

Piên III

A próxima semana será de grande expectativa para o meio político pienense, está na pauta do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná o julgamento do pedido de cassação da chapa vencedora da eleição majoritária por abuso de poder econômico. A coligação do segundo colocado, João Padeiro (PSDB), usa como principal argumento a Festa do Produtor Rural, que teria servido como promoção política da chapa Loir e Livino.

Quitandinha

Os vereadores Zé Ribeiro (PP), Carlinhos Moura (PSC), Marcelo Lechinoski (PR) e Amir Lemos, de Quitandinha, estiveram na 2ª Regional de Saúde em busca de informações sobre as ações desenvolvidas em parceria com o município, especialmente no atendimento ao Serviço Móvel de Urgência (Samu). Segundo a comitiva, a visita foi importante para estreitar relação com o setor de saúde estadual e em breve um documento oficial da regional deverá ser enviado a câmara para apresentação em plenário.

Tijucas do Sul

Os vereadores de Tijucas do Sul devem iniciar na próxima semana um amplo debate sobre a ampliação do serviço de saneamento básico no município. Há, por parte da população, questionamentos em relação ao projeto que foi debatido no ano passado e que previa um grande investimento na área. Existe a preocupação que a atual administração municipal tenha desistido da proposta.

Mandirituba
O vereador Fernando Teixeira (PMB), de Mandirituba, comentou nesta semana sobre a preocupação com os frequentes casos de câncer de mama. Segundo ele, embora existam muitas campanhas e mídia nacional a respeito, é necessário redobrar o trabalho de prevenção no próprio município. O assunto foi, inclusive, resultado de um projeto de lei que ele apresentou e que estimula ações intensivas de conscientização e prevenção.

Deixe seu comentário