logo aen
banner-caicara
ps-banner468x60
<< >>

Bolacha produzida no PR conquista vários estados

11 de outubro de 2017 em Geral - Comente

Valeska e Astrid recordam a trajetória da empresa. Foto: Jornal Gazeta de PalmeiraUma indústria paranaense de bolachas já vem conquistando vários estados do Brasil. No último mês, durante a realização do 25º Congresso da Associação dos Jornais e Revistas do Interior do Paraná (Adjori-PR), no Plaza Ecoresort Capivari, em Campina Grande do Sul, a equipe de O Regional foi brindada com alguns pacotes do produto, levados ao evento pelo jornal Gazeta de Palmeira, e traz agora uma reportagem sobre a fábrica. É uma iniciativa da Adjori de valorização dos produtos feitos no estado.

O produto é da Bolachas Holandesas Jonker, localizada na cidade de Palmeira. Tudo começou com Gerard Ellinus Jonker, profissional holandês em panificação, que saiu da Holanda para o Brasil após a Segunda Guerra Mundial. Em 1948, ele abriu, na então colônia de Carambeí, uma padaria, na qual fazia bolachas.

Na geração seguinte, a filha Astrid Jonker, que aprendera a fazer as bolachas com sua mãe, também passou a produzir para ter seu sustento e vendia o produto para panificadoras e famílias da região de Castro e Carambeí. Mais tarde, em 1990, ela fundou a fábrica Jonker, em Palmeira.

Produção conta com 25 tipos de bolachas, pães e bolos. Foto: Jornal Gazeta de Palmeira

A empresa é agora dirigida pela filha de Astrid, Valeska Jonker. Ao longo dos anos, muita coisa mudou e a produção aumentou. Mas, segundo a diretora, o que permanece inalterada é a técnica de produção, que resistiu aos avanços tecnológicos de produção em larga escala. “Procuramos manter a mesma técnica da época de meu avô Gerard, para que o produto final seja o mais fiel possível ao original de 1948, garantindo seu sabor”, enfatiza Valeska.

São nada menos do que 25 tipos de bolachas, pães e bolos produzidos pela Jonker. Além de Valeska e sua mãe, 12 funcionários atuam na empresa. Há no local também uma loja de fábrica. Os produtos são vendidos para cidades de São Paulo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, além do Paraná. Empresas interessadas em vender as bolachas Jonker podem entrar em contato pelo telefone (42) 3252 1258. O site é www.bolachasjonker.com.br.

Deixe seu comentário