logo aen
banner-caicara
ps-banner468x60
<< >>

Vacinação contra a gripe é ampliada para mais grupos

14 de junho de 2017 em Geral - Comente

Na Unidade Central de Saúde de Piên, a procura pela vacina foi bastante intensa. Foto: DivulgaçãoMais pessoas podem tomar a vacina contra a gripe. Após o término oficial da campanha de vacinação contra a doença, na última sexta-feira, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) orientou os municípios que intensificassem a imunização dos grupos prioritários e estendessem a oferta da vacina para públicos específicos.

Depois de garantir as doses necessárias para os grupos que ainda não atingiram a meta de 90%, a recomendação é estender a vacina para cobradores e motoristas de ônibus de transporte público, cuidadores de pessoas vulneráveis (como idosos e acamados) e população em situação de rua.

Na segunda-feira, a Sesa anunciou que o Paraná bateu a meta de vacinar 90% da população-alvo da campanha de vacinação contra a gripe. Até o início da semana, o estado já tinha vacinado 2,7 milhões de pessoas.

No suleste paranaense, no entanto, apenas metade dos municípios havia atingido a meta até então. O maior percentual se deu em Piên, onde o número de vacinas aplicadas chegou a 117% do público-alvo. Segundo Marcilene Gomes, da área de imunização da Secretaria Municipal de Saúde, não há informação ainda se o setor vai receber mais doses, visto que o estoque está baixo e o estado anunciou inclusão de mais grupos.

Agudos do Sul também superou a totalidade da população-alvo, chegando a 106%. No município, todas as metas já haviam sido atingidas antes mesmo do encerramento do prazo, na última semana. Segundo Jair Hubel, da sala de vacinas, o estoque restante é prioritário para a segunda dose da vacinação das crianças. Ele explica que os pequenos tomam duas doses, sendo a segunda 30 dias após a primeira. “A adesão à campanha no município foi boa”, enaltece.

Deixe seu comentário