logo aen
banner-caicara
ps-banner468x60
<< >>

Projetos de pienenses se destacam na Udesc

14 de junho de 2017 em Geral - Comente

Rubens, Leandro e Josimar apresentam alguns dos projetos desenvolvidos. Foto: Arquivo/O RegionalDentre os acadêmicos do curso de Sistemas de Informação da Udesc Planalto Norte, estão na reta final do curso com projetos em destaque três acadêmicos de Piên. Eles estão cursando Sistemas de Informação no campus de São Bento do Sul e seus Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC), são da área de automação.

Um dos alunos é Rubens José Teixeira. Ele construiu um robô, que é controlado por um aplicativo para celular que também foi desenvolvido pelo aluno. “O robô anda, tem braço e pode apanhar objetos”, destaca Rubens. O estudante conta que a pesquisa se baseou em motivar os alunos no ensino de matemática da Escola Municipal de Jovens e Adultos (Emeja) de São Bento do Sul, mas pode ser usado para todas as faixas etárias. “É um estímulo no aprendizado da matemática, e é possível aplicar em qualquer área”, explica.

O estudante Josimar Szmigel desenvolveu uma central residencial inteligente. Ela tem um sistema operacional e permite ao usuário, de qualquer lugar usando um celular, acionar lâmpadas, tomadas, alarmes e portões. Josimar criou também o aplicativo que controla a central, que é capaz ainda de controlar um sistema interno de som. “A pessoa pode, por exemplo, agendar dias e horários para que determinados equipamentos sejam acionados”, enfatiza o aluno. O sistema pode ainda indicar temperatura, monitorar câmeras e fazer registro dos disparos de alarme.

Já o projeto do aluno Cristiano Honório é uma roda d’água automatizada. Ela não só produz energia, como monitora essa produção e são feitos alguns controles em cima disso. Ele está utilizando materiais como madeira, alternador de carro e até uma bateria que armazena a energia.

Os três têm como orientador de projeto o professor Leandro Pykosz, que também é pienense. Leandro leciona na Udesc há 9 anos, nas áreas de redes de computadores e gerência de projetos. Ele destaca que vários estudantes pienenses já passaram pela Udesc e incentiva para que mais alunos da cidade conheçam o campus, que oferece ainda o curso de Engenharia da Produção Mecânica. “É uma universidade gratuita e que está de portas abertas também para os pienenses”, conclui o professor. Mais informações podem ser obtidas pelo site www.sbs.udesc.br.

Deixe seu comentário