logo aen
banner-caicara
ps-banner468x60
<< >>

Mandirituba receberá dez novos ônibus escolares para renovar frota

14 de junho de 2017 em Cidades - Comente

Prefeito Luís Antônio recebeu na última segunda-feira o primeiro ônibus escolar entregue pelo governo federal. Foto: Assessoria de Imprensa/Prefeitura de MandiritubaCom uma frota de ônibus escolar antiga e boa parte sucateada, a prefeitura de Mandirituba teve de aumentar os gastos com a locação de novos veículos. Para modificar esta situação, o município aderiu ao Pacto Nacional de Educação e foi contemplado com a vinda de dez novos ônibus por meio do programa Caminhos da Escola.

O primeiro veículo, avaliado em R$ 227 mil, foi entregue na última segunda-feira. “Ao todo, serão cerca de R$ 2 milhões investidos pelo governo federal. A entrega dos ônibus será feita de forma gradativa e acontecerá durante os próximos quatro anos”, explica a diretora da Secretaria Municipal de Transporte, Leila Camargo Lemos. Dos dez veículos, dois serão equipados com plataforma elevatória, atendendo alunos com necessidades especiais. “São ônibus com 42 e 48 lugares, próprios para percorrerem a área rural do município”, destacou Leila.

Atualmente, 37 ônibus compõe a frota do transporte escolar, sendo 10 locados e outros 5 aguardam novos motores. “No início do ano, 11 ônibus foram baixados para sucata, já que o custo para manutenção era muito oneroso. Outro contraponto, é que temos uma frota muito antiga, com média de uso de 22 anos, sendo que a lei e o código de trânsito brasileiro pedem uso de até 10 anos”, salienta Leila, ressaltando que um dos ônibus foi fabricado em 1978. “Até mesmo a aquisição de peças fica difícil para veículos assim”, pondera.

Para o prefeito Luís Antônio Biscaia, a renovação da frota será um trabalho constante e feito a longo prazo. “Quando assumimos a prefeitura encontramos uma frota de veículos e de máquinas completamente desassistida de manutenção e de peças, sendo que uma parcela significativa estava sucateada. Realizamos mudanças internas visando uma melhor manutenção e estamos buscando recursos para a aquisição de novos veículos”, destaca.

Deixe seu comentário